A ansiedade pode se tornar um fenômeno patológico, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

A ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia a dia. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer. Eliminar este hábito é complicado, já que as pessoas acreditam que a sua preocupação lhes protege.

Relacionada com o futuro, a ansiedade nega o presente, o que tem agora. Tudo o que está relacionado com o daqui a pouco, o amanhã, é ansiedade. Em pequenas doses é saudável, mas em demasia se torna uma doença. Quando você está extremamente ansioso, dificilmente sua mente vai atuar a seu favor. Resultado: seu desempenho cai,  seu prazer e a sua sensibilidade ficam comprometidos.

Para colocar fim à preocupação crônica e à ansiedade gerada pela crença de que a preocupação tem um efeito positivo, deve-se tentar enxergar que a preocupação é o problema e não a solução. Adiante listamos as principais dicas para recuperar o controle da mente preocupada:

• Respirar profundamente;

• Conversar consigo mesmo, mantendo o diálogo interno;

• Obter informação sobre o que o está preocupando;

• Identificar os sintomas;

• Diminuir as expectativas;

• Identificar o que causa insatisfação;

• Identificar se depende apenas de você modificar a situação, se depende de outra pessoa, ou se não há como mudar algo no momento presente. Isso é importante para que você não desperdice sua energia, nem seu tempo, com aquilo do qual você não pode mudar ou ter o controle;

• Ter consciência que só poderá mudar o que depende de você;

• Procure ocupar-se e manter seus pensamentos no momento presente, não se “pré-ocupando”;

• Evitar relacionamentos negativos e/ou pessoas críticas;

• Permanecer no presente, permitindo-se sentir cada momento como se fosse único;

• Parar com a necessidade de querer ter controle sobre tudo, você pode não ter controle sob o amanhã, mas você poderá ter controle sobre seus comportamentos hoje;

• Valorizar todas suas conquistas. Tire proveito das suas experiências positivas em vez de ficar lembrando e/ou lamentando as negativas.

Fazer psicoterapia – autoconhecimento;

Fundamentalmente o tratamento da ansiedade é realizado por um psicólogo, através de psicoterapia, na correção de pensamentos automáticos negativos e crenças disfuncionais, em casos mais severos, o trabalho conjunto com médico psiquiatra se faz necessário.


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Rodrigo Pablo de Oliveira

Milene Campos Duarte

Vaz Clínic Centro Médico

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Revista Ipê