Tudo o que você precisa saber com a dentista Polyana Ribeiro

Especialização em ortodontia/ortopedia e implantodontia, pós-graduação em aparelhos autoligados e prótese fixa, já completaria muito bem o currículo de uma dentista, certo? Mas, a dentista Polyana Ribeiro, 31 anos, vai sempre além. Para ela, é fundamental inovar, por isso, a última especialização realizada é a famosa lipoplastia facial, mais conhecida por bichectomia.

A bichectomia consiste na retirada da bola de bichat, uma gordurinha que fica nas bochechas, responsável por deixar o rosto arredondado. Após a retirada dessa gordura, além do rosto afinar, as “maçãs” da face ficam mais destacadas. Esse procedimento já é famoso entre diversas celebridades. Angelina Jolie, Kim Kardashian, Madona, Megan Fox são exemplos de como a cirurgia faz toda diferença no visual. “A parte inferior do rosto fica mais fina e delicada, causando o famoso efeito blush”, comenta a dentista.

_MG_8978Polyana explica que a cirurgia é delicada, por estar em uma área entre nervos e canais salivares, mas simples, sendo realizada em uma hora e com anestesia local. O corte é de apenas 1 cm na parte interna da boca, sendo assim, não haverá cicatrizes externas. Normalmente, retira-se 5 ml de gordura de cada bochecha. A quantidade será de acordo com o paciente, ou seja, apenas o suficiente para causar um benefício estético, sem afinar de maneira exagerada, pois é fundamental que o efeito seja natural.

É necessário sempre buscar por um profissional experiente, para que tudo funcione corretamente. “Um corte acidental pode ocasionar uma paralisia facial ou lesionar o ducto parotídeo (canal por onde sai a saliva). Essas situações são reversíveis, mas, ainda assim, é extremamente importante fazer com um profissional que conheça a anatomia da região. E nós, dentistas, estudamos a fundo a anatomia da face, por isso, podemos fazer esse tipo de procedimento com total segurança”.

Polyana garante que o pós-operatório é bem tranquilo. “Todas as minhas pacientes que fizeram a bichectomia afirmaram que não sentiram dores. É necessário ter alguns cuidados, como fazer compressa de gelo no local para diminuir o inchaço, dieta leve nos primeiros dias, evitar esforço físico por uma semana, tomar o antibiótico corretamente, ou seja, nada além do normal”.

Para aquelas pessoas complexadas com as bochechas volumosas, em pouco tempo é possível ter um rosto mais harmônico e atraente. A cirurgia é indicada após o crescimento completo da face e realmente para quem possui um volume maior nas bochechas ou falta de definição na linha da mandíbula e pescoço. “Antes, é necessário fazer uma avaliação facial completa. Já aconteceu de pessoas sem indicação alguma me pedirem para realizar a cirurgia, mas expliquei que não havia necessidade, que não era o caso. É muito importante verificar se a cirurgia proporcionará os benefícios esperados”.

O resultado da cirurgia já é notado logo após duas semanas, e com o tempo fica cada vez mais evidente. “Mas, o resultado final, definitivo, será em seis meses após o procedimento”, complementa a dentista.

Para quem está curioso com relação ao valor da cirurgia, Polyana relata que no Brasil o procedimento custa entre 2 e 8 mil reais, a depender do profissional.

_MG_8995

Ana Paula de Souza

“Realizei a bichectomia com a dentista Dra. Polyana Ribeiro há pouco tempo e já estou amando o resultado. Nunca imaginei que seria tão tranquilo o procedimento. Não senti dor durante a cirurgia e no pós operatório ela foi muito cuidadosa e atenciosa comigo, me dando todas as instruções,  assim tive uma recuperação tranquila e indolor.  Recomendo seu consultório, pois seu profissionalismo garante o sucesso do tratamento.”

MITOS SOBRE A BICHECTOMIA

Alguns fatores devem ser esclarecidos quando se trata de bichectomia. Muitas pessoas que têm as bochechas proeminentes possuem as charmosas “covinhas”. Quem se encaixa neste caso pode ficar tranquilo. As covinhas não serão modificadas com a cirurgia.

Outra questão: Quem sofre desse problema, sabe bem como é a situação. Você pode fazer inúmeras dietas e exercícios físicos, emagrecer o máximo possível, mas as bochechas não modificam como você gostaria, sempre dando aquele aspecto de rosto redondo. De acordo com Polyana, isso ocorre porque a gordura de Bichat é uma das últimas gorduras do organismo a ser queimada, quando se perde peso. Então, surge aquela dúvida: será que após o procedimento pode acontecer do volume das bochechas voltar? A dentista esclarece que é praticamente impossível isso acontecer, somente se ocorrer um ganho muito significativo de peso. “A mudança, na maioria das vezes, é definitiva”.

Polyana esclarece outro grande equívoco. Muitas pessoas pensam que, com o tempo, após a bichectomia, a face pode vir a ficar flácida, causando um aspecto de envelhecimento. Ela explica que isso não ocorre. “Essa gordurinha fica entre dois músculos da face, mas não tem funcionalidade. O que causa esse aspecto de envelhecimento é a flacidez da pele, independente da pessoa ter feito ou não a bichectomia, pois a gordura de Bichat não tem uma função de sustentação. Além disso, essa gordura é profunda, assim, ao ser retirada não altera em nada a textura da pele”.

Você também deve estar se perguntando, então para que serve a tal gordura de Bichat? Se ela existe é porque deve ser importante para o organismo. Polyana relata que ela tem funcionalidade apenas aos recém-nascidos. “Nessa etapa da vida ela é importante durante a amamentação, protegendo enquanto o bebê suga o leite materno, além disso, resguardando os ramos bucais do nervo facial. Apenas nesse período que ela tem função fisiológica, depois, não há nenhuma utilidade”. BI

boca

Dissecção e identificação da bola de Bichat

bola-bichat-img-03

Retirada delicada da gordura. Posteriormente é realizada a sutura.

MAIS NOVIDADES

E quem disse que as novidades param por aqui? Além da especialização em lipoplastia facial, Polyana também realizará neste mês o curso de bioplastia facial, para iniciar novos tratamentos em Lavras, como o ácido deoxicólico e os fios de dermosustentação.

_MG_9001O ácido deoxicólico é uma substância que ocorre naturalmente no corpo, ajudando a destruir a gordura. Hoje, a substância utilizada no tratamento é uma versão desse ácido, também já famosa entre as celebridades. Essa substância promete eliminar a papada, dando fim ao queixo duplo. Agora, além de conseguir diminuir o volume das bochechas também é possível eliminar a gordurinha do queixo, com procedimentos simples.

Com esse tratamento, a praticidade é ainda maior. Basta aplicar a substância com uma injeção, sem necessidade de curativos após as aplicações. Em poucos minutos o procedimento é finalizado. “Já tenho pacientes só esperando eu fazer o curso para poder iniciar as seções. Inclusive, o primeiro da lista é um homem. Eles também já têm utilizado os procedimentos em benefício da estética”.

Já os fios de dermosustentação resolvem o problema da flacidez no rosto e pescoço. O procedimento é realizado com anestesia local, sem cortes e em aproximadamente 20 minutos. Os fios são inseridos por meio de pequenos orifícios feitos com uma agulha. Um tratamento sem agressões que promove um lifting facial.

Além desses já mencionados, também está incluso no curso técnicas com a toxina botulínica (famoso botox) e preenchimentos na face. “Não podemos parar nunca. Sempre procuro por novidades e aperfeiçoamentos. É preciso sempre inovar e correr atrás dos nossos objetivos. Hoje, sou completamente realizada com a minha profissão”, comenta Polyana.


PLANOS E EXPECTATIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS:

Aprimorar sempre. Manter o foco no trabalho, buscando sempre me especializar no que for preciso para manter os meus pacientes satisfeitos. Isso é o que me motiva.

Defina-se em três palavras:

FORÇA / DETERMINAÇÃO / CORAÇÃO


Por Camila Caetano
Fotos: Daniel Rocha Fotografias
Make By Flávia Ferreira
Cabelo: Juliano Vilela


FICHA TÉCNICA

Polyana Ribeiro

(35) 3822-0769

Instagram: @polyorto

Rua Doutor Francisco Sales, 213, centro

Revista Ipê