Cidade tem sido palco de grandes eventos esportivos

Lavras sediou a Copa Uai-Cross Country Amador, em uma pista bem traçada, com diversos obstáculos e circuitos na UFLA. O campeonato, realizado no dia 8 de outubro, foi promovido pela Duex Entretenimento Esportivo e Eventos, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) e a Diretoria de Logística da UFLA, além de outros parceiros.

Para o organizador do evento, Márcio Kennedy Ribeiro, o evento superou as expectativas, tanto por parte dos participantes quanto pelo envolvimento do público. “Para mim, que faço esse campeonato apoiado pela força dos parceiros, foi uma honra realizar um evento dentro da famosa Universidade Federal de Lavras. A prova que realizamos em Lavras não deixou a desejar. Foi em um circuito que exigiu muito preparo dos participantes. Organizar esse evento foi muito honroso por ser dentro da Universidade, um cartão de visita. Também devo destacar o público presente, uma torcida animada. Durante o tempo todo, ouvíamos os gritos de acelera, acelera”.

Os grandes destaques nas categorias nacionais foram os pilotos Gabriel Cabral (Lavras), que venceu duas baterias, e Elvis Lucas (São Tomé das Letras), que com muita competência, também levou duas conquistas. Na categoria Kids, esteve no pódio Gabriel Saito (Três Corações), que fez história no campeonato. Já na categoria Junior, outro lavrense se destacou: Túlio Silva.

Motocross-21

MAIS EVENTOS
ESPORTIVOS EM LAVRAS

Lavras tem sido o palco de grandes eventos esportivos. A UFLA também sediou neste ano o 1º Encontro Sul Mineiro de Automodelismo, na nova pista on-road do câmpus, localizada ao lado do Centro de Eventos. A prática refere-se ao desenvolvimento e aprimoramento de modelos de automóveis em escala reduzida, que podem ser de controle remoto ou estáticos, elétricos ou movidos à combustão.

O projeto de Automodelismo tem como idealizadores e apoiadores o pró-reitor de Infraestrutura e Logística (Proinfra), professor Jackson Antonio Barbosa, e o diretor de Logística Acadêmica, José Maurício de Resende. A competição é uma das vertentes de um projeto de ação comunitária, coordenado por Jackson.

A pista da UFLA possui traçado exclusivo e permite a prática do Automodelismo em alta velocidade. Aberta ao público em geral, ela será utilizada por diversas escalas de automodelo, trazendo a Lavras uma grande oportunidade para todos que se interessam pela atividade.

Outro evento que chamou atenção neste ano foi o 1º GP de Rolimã, também realizado na UFLA. Estiveram presentes equipes de São Paulo, Belo Horizonte, Divinópolis, Poços de Caldas, Campo Belo, até mesmo Paraná. Cerca de cem pessoas participaram da competição. O evento foi realizado pela equipe Zeus Fórmula SAE, coordenada pelo professor Jackson. Velocidade e emoção predominaram na Avenida Principal da UFLA, com uma significativa torcida.

Foto: Fernando Lima

Foto: Fernando Lima

Jackson e Maurício pretendem promover outros eventos nos próximos meses. A expectativa é que em breve seja realizado um campeonato de canoagem nas lagoas da UFLA.


Por Camila Caetano
Fotos: Marcus Ribeiro

Revista Ipê