Projeto exibido na Casa Cor Minas Gerais mostra o design da cozinha do futuro.

Desta vez a arquiteta Cristina Menezes traz um novo olhar e uma nova forma de projetar uma cozinha, como um espaço multifuncional e multiuso: A Cozinha Conceito, planejada para atender aulas de gastronomia, exibida na Casa Cor Minas Gerais 2016.

Todos nós sabemos que a cozinha é a alma de uma casa em todos os diferentes universos e culturas, por isso, apesar da Cozinha Conceito ter sido desenvolvida para atender a cursos de gastronomia, diversas funcionalidades desse projeto podem ser aplicadas na sua residência.

Atualmente, a tendência é que a cozinha seja um espaço camaleão e, assim, possibilite o multiuso, tornando tudo mais prático. Neste sentido, na Cozinha Conceito, ilustrada nesta edição da Revista Ipê, o chef de cozinha é a grande estrela do espaço, sendo assim, terá tudo o que precisa para preparar os seus pratos, à mão. Para isto, há duas grandes bancadas (com cinco metros cada) paralelas que abrigam todos os eletros, ingredientes, cubas, panelas, etc. As bancadas paralelas facilitam a movimentação do chef na hora do seu trabalho.

_jbf3607

Para que isso fosse possível, a Cozinha Conceito foi projetada com um layout simétrico e paralelo para facilitar o uso do espaço como cozinha e garantir a mesma visão interna de todos os pontos do ambiente. Além disso, ela é privilegiada com a vista da orla da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade. Ressalta-se que nenhum elemento vertical veda a vista da lagoa e todos os equipamentos estão ocultos para possibilitar diferentes usos desta bancada, como mesa ou como apoio para uma reunião.

Pensando nas aulas de gastronomia, a Cozinha Conceito possibilita que todos os alunos tenham os seus lugares ao redor das bancadas. No lado externo, as aulas são projetadas em um painel do tipo Magnésio Pan Board, permitindo que os visitantes também acompanhem todos os detalhes. Além disso, possui uma iluminação cênica, teatral, assim quando o chef for servir aos seus alunos haverá uma luz para cada prato. Outro detalhe que deve ser destacado é que as cores dos espaços são neutras para que o grande destaque seja os alimentos.

_m1a1999

Com esse novo projeto, a arquiteta Cristina Menezes reforça o que é a tendência de design da cozinha moderna, com toda a praticidade que o dia a dia exige. Ela comenta que a expectativa é de que, futuramente, os equipamentos sejam comandos pela tecnologia touch e com multifunção através dos circuitos abaixo das bancadas.

Por Camila Caetano
Fotos: Jomar Bragança


cristina-1FICHA TÉCNICA

Cristina Menezes

Contato: (31) 3291-0309

www.cristinamenezes.com.br

cristina@cristinamenezes.com.br

Revista Ipê