Produto inovador auxilia em um pós-operatório confortável e na qualidade estética das cicatrizes

A evolução na medicina chega a todos os setores e não seria diferente no arsenal de produtos para ajudar no tratamento das cicatrizes. A cicatriz resultante de uma plástica é fruto de uma mudança de formato, harmonia e autoestima, mas como fazer para que ela seja de qualidade? O primeiro passo é o histórico médico colhido na primeira consulta e a visualização direta de cicatrizes antigas da paciente.

A técnica cirúrgica apurada e a sutura delicada são pontos importantes, assim como o respeito às orientações e restrições médicas no pós-operatório.

RêRibeiro_Dr. Guilherme_alta18O tempo de amadurecimento completo da cicatriz é variável de paciente para paciente e entre trechos diferentes da mesma cicatriz.

Existem várias medidas utilizadas que têm se mostrado benéficas para as cicatrizes: placas de silicone, fitas e injeções de corticoide, gel, cremes diversos e alguns lasers.

Dr. Guilherme usa na totalidade de suas cirurgias um produto inovador que se chama Dermabond Prineo®, utilizado ainda na sala de cirurgia por cima da sutura com pontos absorvíveis. “Com um aplicador próprio, aplicamos uma tela adesiva sobre a incisão suturada e por cima da tela pincelamos a cola biológica, que vem em uma caneta pincel. Em poucos minutos, ela se polimeriza e fica aderida na incisão por três semanas”, afirma ele.

O Dermabond Prineo® vem em embalagem estéril com rolo aplicador e caneta pincel: é de uso único, sendo descartado após a aplicação.

O Dermabond Prineo® vem em embalagem estéril com rolo aplicador e caneta pincel: é de uso único, sendo descartado após a aplicação.


COMO VANTAGENS TEMOS:

• Comodidade, pois a própria tela funciona como curativo e o que for usado sobre ela fica limpo.

• Não se visualiza completamente a cicatriz por debaixo da tela, fato que gera conforto em alguns pacientes.

• Permite banho de forma mais precoce.

• Índice de infecção reduzido, pois bloqueia a cicatriz ainda na sala de cirurgia, em ambiente estéril.


O aspecto da cicatriz quando da retirada do Prineo® surpreende cirurgião e paciente; a cicatriz parece mais madura em um prazo curto de tempo. O mesmo é comprovado com o acompanhamento da cicatriz nos meses seguintes. “Se o mesmo produto é benéfico e cômodo para as cicatrizes grandes, não vemos motivo para não usá-lo de rotina, inclusive nas pequenas incisões”, completa Ribeiro. “Superinteressante, inovador, seguro e útil’’, diz o médico.


Dr. Guilherme Ribeiro

Chefe do Núcleo de Cirurgia Corporal

CRM 35891 | RQE 12751

• Cirurgião Plástico com formação ao lado do Dr. Ticiano Cló, ex-assistente, atua de forma exclusiva em Cirurgia Corporal.

• Formado em Medicina pela UFMG em 2000, com especialização em Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte.

• Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Rua República Argentina, 507 . Sion, Belo Horizonte | MG
(31) 3282-6698 – (31) 3287-4249

Instagram: @cloeribeirocirurgiaplastica
Facebook: cloeribeirocirurgiaplastica


Foto: Rê Ribeiro 

Revista Ipê