Na atual conjuntura econômica, é preciso estar preparado para enfrentar as dificuldades e principalmente resolver os eventuais problemas de gestão empresarial. As dificuldades estão por todos os lados, afinal, os clientes estão mais exigentes, e as contas, por sua vez, não param de chegar.

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Professor Paulo Henrique Lemos

Neste contexto, o empresário deve buscar colocar as finanças da empresa em dia, sem descuidar dos planos de marketing, já preparando o terreno para a recuperação da economia no médio e longo prazo. São decisões muito importantes, pois se referem  à sobrevivência no curto prazo, e ao crescimento no futuro.

Para isso o primeiro passo é compreender o que se deve fazer e o que é necessário evitar na gestão de seus negócios. Com esse intuito, a Revista Ipê realizou uma entrevista com o professor Paulo Henrique Leme, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), também coordenador geral da empresa Ufla Júnior Consultoria. 

1 – Como sobreviver a um mercado altamente competitivo, com um consumidor que está comprando cada vez menos?

Somente fazendo uma boa gestão financeira. Quando está em tempos de bonança muitos tendem a perder o controle financeiro. Por isso, nunca fique se endividando com terceiros, não faça empréstimos seguidos, e faça uma consultoria financeira. Infelizmente as pessoas procuram a consultoria quando já estão em crise, em uma situação crítica, de maneira que vai demorar anos para se recuperar.

Se o consumidor está valorizando mais o dinheiro, você tem que achar mais formas de atraí-lo, para que você possa fazer o seu estoque girar. Por isso, é importante que o empresário tenha noção que com a crise é preciso repensar as estratégias de gestão, financeira, marketing. E a consultoria poderá te guiar nesse caminho.


E SEMPRE VERIFICAR

AS SEGUINTES QUESTÕES:

• Como está o meu estoque?

• Será que estou fazendo a minha contabilidade corretamente?

• Como está a minha gestão financeira?

• Será que os meus funcionários estão motivados?

• Será que estou com o meu financeiro bem alinhado com a produção, com as minhas vendas?

• E minhas vendas, estão sendo bem realizadas pelos meus funcionários?

• Como está a satisfação do meu cliente?


2 – Patrimônio pessoal x patrimônio da empresa. Como lidar?

O que mais observamos é que na maioria das vezes não há uma separação entre o dinheiro da empresa e o da família. Isso é muito grave. Muitas vezes eu vejo o empresário falar que o seu negócio não está lucrativo.

Mas, ao fazer uma análise você verifica que esta empresa dá lucro, só que não o suficiente para que a família tenha um elevado padrão de vida. Ninguém quer alterar esse padrão de vida e acaba sugando cada vez mais da empresa. Com isso a empresa vai à falência e acaba com o sustento da família. O empresário tem que tomar muito cuidado com essa situação.

3 – O empresário deve estar atento à contabilidade?

Quando você tem um bom consultor contábil, ele vai lhe mostrar qual é o valor de imposto justo a se pagar. E já é um passo para se organizar as contas.

Além disso, com um bom consultor contábil, a primeira coisa a se fazer é separar o patrimônio pessoal do da empresa. Nada impede, por exemplo, de no final do ano, ao verificar que a empresa está com um caixa de R$100 mil, você fazer uma retirada para um gasto pessoal, e posteriormente realizar mais investimentos no negócio. Mas, tudo tem que ser planejado e bem estruturado.

Equipe da Ufla Júnior Consultoria

Equipe da Ufla Júnior Consultoria

4 – Qual o perfil do empreendedor brasileiro, no geral?

A meu ver, o brasileiro infelizmente é um empreendedor por necessidade, e não por oportunidade. E com este perfil, o empresário faz o máximo possível com o mínimo de dinheiro que possuir, tentando aproveitar ao máximo. Então aparecem aqueles que não optam por um bom ponto, outros que não possuem um estoque adequado, e que posteriormente acabam por fechar as portas.

5 – Quais as principais vantagens da consultoria?

A consultoria ajuda o empresário a pensar em tudo isso que mencionamos. Qual o capital de giro que preciso para fazer a minha empresa funcionar? Qual o pró-labore correto que eu posso tirar da minha empresa? O que eu posso fazer para melhorar o meu investimento? Como está o meu marketing?

No final da consultoria o que esperamos? Que o cliente tenha em mãos a empresa.

6 – O que fazer antes de abrir o meu negócio?

Antes de abrir uma empresa é preciso pelo menos conversar com um consultor, procurar saber quais os produtos são importantes, quais serviços podem ser realizados, procurar os cursos do Sebrae, que também auxiliam muito para visualizar as condições de mercado. Há muitas ferramentas, não há desculpas.

É fundamental utilizar de um bom marketing e uma boa consultoria. Estes são investimentos e não gastos. Só vai ser um custo se você contratar um serviço que não tem qualidade. Fuja dos pacotes prontos, dos consultores que têm uma solução mágica.

Procure por um consultor atencioso, que vai atender ao seu problema e ajudar a resolvê-lo. E não existe consultoria eterna, ela deve ter início, meio e fim. O cliente tem que aprender a andar sozinho após a consultoria.

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UFLA JÚNIOR CONSULTORIA

Há 16 anos no mercado, com mais de 170 projetos realizados para empresários de Lavras e região, sempre orientados por professores doutores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), com um serviço de qualidade e preços acessíveis. Esta é a Ufla Júnior Consultoria Administrativa, que tem como objetivo transformar e melhorar os negócios de micro e pequenos empresários.

As empresas juniores iniciaram na França em 1967 e são compostas exclusivamente por estudantes universitários. Através do conhecimento adquirido nos cursos, os empresários juniores possuem a capacidade de prestar um serviço de qualidade e disseminar a atitude empreendedora.

A Ufla Jr possui uma equipe de 20 a 30 jovens empreendedores, estudantes de Administração, com foco na busca de soluções personalizadas para cada modelo de negócio. Além do professor Paulo Henrique que coordena a empresa, há ainda o auxílio de outros, de distintas áreas da administração e economia, que acompanham cada demanda.

Por meio da consultoria é possível perceber diversos detalhes financeiros que passam despercebidos aos olhos do empresário. “Às vezes há coisas simples que fazem muita diferença no montante final, mas que o dono da empresa não percebe. Tivemos um caso em que o empresário cobrava R$300 de um serviço e R$250 de outro. Assim, ele focava na maioria das vezes no de R$300 por achar que era mais lucrativo, contudo, ao analisarmos vimos que o custo neste era muito maior que no de R$250. Fizemos uma projeção a longo prazo e mostramos que não era bem o que ele pensava”, comenta o presidente da Ufla Júnior, Luciano Zakhia.

Entre todos os serviços prestados pela Ufla Jr, um dos carros chefes é a pesquisa de mercado, contudo, com a atual crise econômica Luciano explica que muitos gestores passaram a solicitar orientações na gestão financeira. “Manter uma saúde financeira positiva é algo indispensável para qualquer empresa”, comenta Luciano.

Veja como funciona a gestão financeira e as demais áreas da administração que a Ufla Jr contempla:

GESTÃO FINANCEIRA:

Você tem controle do real faturamento de sua empresa? Sabe quais são os custos? Não sabe o motivo de suas contas não baterem no final do mês?

Com a intenção de garantir a prosperidade do seu negócio, a Ufla Jr oferece serviços na área financeira que irão diagnosticar a situação da empresa, potencializar os lucros, dar segurança nas tomadas de decisões, além de melhorias na gestão de estoque e qualquer outra atividade que seja benéfica para a empresa.

GESTÃO DE MARKETING  E VENDAS:

Conheça seu público, avalie sua imagem, foque no cliente e alavanque suas vendas. Através de estratégias mercadológicas, a Ufla Júnior Consultoria Administrativa coleta informações que direcionam as estratégias da empresa para melhorar as vendas e inserir no mercado, além de agregar valor aos serviços e produtos oferecidos.

A Ufla Jr auxilia no fortalecimento, reposicionamento e lançamento do negócio, através de pesquisas de mercado juntamente com um plano de marketing estratégico.

GESTÃO ESTRATÉGICA:

Quais são seus objetivos para esse ano? Melhorar com faturamento? Aumentar as vendas? Refazer seu portfólio de produtos? Para alcançar esses objetivos, você precisa de um plano, de gestão estratégica, que proporcionará maneiras para atingir seus objetivos com foco em resultados esperados. Definir o seu objetivo é o primeiro passo para alcançá-lo.

GESTÃO DE PESSOAS:

O que fazer para motivar os funcionários? Como contratar pessoas qualificadas para a sua empresa? Sua equipe veste a camisa da empresa? É essencial saber gerenciar e motivar os funcionários para que sua empresa tenha sucesso no mercado. Além disso, é possível ter conhecimento e controle do clima de seu negócio. Os serviços da Ufla Jr auxiliam o empreendedor com as melhores alternativas de gestão para que os objetivos da empresa sejam atendidos.

Por Camila Caetano
Fotos: José Henrique / Cia da Foto


FICHA TÉCNICA

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Revista Ipê