Um conceito muito além da estética

Redijo esta coluna como uma carta para demonstrar minha recíproca e gratidão a você que decidiu mudar. Mudar o seu hoje, sua saúde, sua autoestima e suas relações pessoais. Com toda sensibilidade e percepção que exponho a vocês, meus amigos, a motivação que circunda esta palavra “emagrecer”.

Emagrecer envolve mais do que um reflexo no espelho, mas também um processo de saúde corporal e mental. Ouço todos os dias “Doutor, Minha família se empenha em me apoiar, nunca estivemos tão unidos”, “Doutor, falaram que estou radiante”, “Doutor, me sinto vivo”, “Doutor, falaram que voltei a sorrir”, frases que me permitem afirmar que emagrecer é o menor dos benefícios. A evolução tem que partir de nós e para isso vamos olhar pra frente, olhar para nós e sermos melhores. Como já dizia Albert Einstein, “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Obesidade é a ponta do iceberg, o tratamento deve ser amplo, não unidirecional, baseado em alguns pilares como saúde mental, saúde corporal, plano alimentar individualizado e exercícios físicos. Não importa onde vamos chegar e sim o modo como chegaremos, se com saúde ou com sofrimento de amplos aspectos.

Na maioria das vezes, a oportunidade vem disfarçada de problema e cabe a você enxergar o “justo a mim me coube ser eu”, frase da personagem Mafalda de Quino, cartunista argentino, e sim, só você pode escrever sua história e assinar a biografia que você atualiza a cada instante, como relata Dulce Critelli em seu livro Analítica de Sentido.

Enxergue a beleza oculta nas atitudes das pessoas que se importam com você, elas querem te ver bem, e você ficar bem faz todos do seu convívio se motivarem pelo seu sucesso. Emagrecer, para você, pode ser a meta de vida, mas saiba que você não está sozinho nem no insucesso e menos ainda na conquista.

Você está feliz com o que você é hoje? Se a resposta for não, então faça melhor e faça por você. Não se importe por ser diferente, mas sim pela diferença que você faz na vida das pessoas.


Dr. Renan Botelho

Nutrologia e Medicina Integrativa
CRM 63262
Rua Dr. Antônio Golçalves de Faria, 114 – Santa Filomena, Lavras /MG
Contato: (35) 3822-3623

Revista Ipê