O Brasil está passado por um momento difícil sim, porém a crise representa grandes oportunidades de crescimento para os que buscam se reinventar. Todas as empresas que fazem algo inovador como, por exemplo, adotar estratégias de preços, entrega diferenciada- seja por maior velocidade ou por caracterizar o entregador de um personagem- ou lançamentos constantes com produtos diferenciados, até mesmo eventos de relacionamento com os clientes estão crescendo de forma substancial em todo o mundo.

Por isso, seguem algumas dicas
importantes para o sucesso de qualquer negócio:

• O mercado não remunera por potencial, mas sim por resultado obtido. Não continue fazendo as mesmas coisas e não fique no passado, o tome como exemplo para você construir resultados no presente. Seja persistente, constante e tenha foco, ou seja, evite oscilação nas vendas e procure crescer sempre mais que o mês anterior.

• Para isso mude a forma de como você pensa e seu Mindset– a mentalidade que cada um de nós tem em relação a algo. Se você quer aumentar as vendas em 20%, por exemplo, comece a se comportar como uma pessoa que tem esse resultado, tudo se resume em ação.

• Baixa autoestima também é um grande problema nas equipes comerciais, por isso, cuidado com a profecia auto realizadora, pois ela pode mudar o comportamento e trazer resultados desastrosos. Ao invés de falar que o cenário atual está atrapalhando seus negócios, pense em como pode fazer para mudá-lo, faça isso hoje e veja até onde é capaz de chegar.

• Não aceite pessoas medianas em sua equipe. Crie um perfil com todas as características que busca em um vendedor ideal e priorize a contratação de bons profissionais. Controle o funil de vendas da empresa, faça simulações periódicas e treinamentos com sua equipe de vendas. Saiba identificar os motivadores de cada profissional da sua equipe e mantenha o controle dos resultados com métodos e processos justos.

• Vendas é uma habilidade, uma ciência humana, ou seja, nosso trabalho depende das pessoas, então priorize resultados sim, mas dê VALOR a sua equipe e seja justo nas suas decisões. O mercado pode até estar passando por um momento difícil, mas para quem tem uma gestão de equipes de vendas forte “O LIMÃO DADO PELO MERCADO PODE SE TORNAR UMA SABOROSA LIMONADA”.


Ennemont Theyson Morel

Empresário, Consultor, Coach, Especialista em Vendas e Alta Performance

atendimento@amplliare.com.br

(35) 99163-6030

Revista Ipê