Nos dias de hoje, com o mercado tão competitivo, é preciso ir muito além de uma simples venda. Aquele vendedor que empurra somente seu produto, a fim de eliminar uma pressão existente na sua empresa, está cada vez mais distinto nas organizações, hoje o que vale para o cliente é mesmo a tranquilidade e a confiança de poder fazer um bom negócio de forma simples, prática e transparente, que também gere um sentimento. Os produtos estão cada vez mais similares e competem de forma igual, não bastando para impressionar.

Estamos em tempo  de valores intangíveis, percebida de forma diferente por cada cliente. Focar apenas em seus desejos e necessidades não é mais um diferencial. O ponto de foco está na solução e na experiência criada, não mais apenas no serviço ou produto.

Mais que satisfazer os clientes por terem adquirido algo, devemos incansavelmente buscar clientes encantados, lembranças positivas e estimulantes do antes, durante e do pós-compra. Vender apenas não basta: precisamos despertar o sentimento da compra, o propósito da solução sob medida para cada estilo e perfil do cliente.

A padronização no atendimento, com frases prontas, dá vez à criatividade, à inteligência e à sensibilidade do vendedor. Para isso, são necessários conhecimentos, habilidades e atitudes, focados no propósito de encantar o consumidor, conduzindo-o por uma experiência de atendimento maior do que a de simplesmente receber pelo que pagou. Uma experiência que desperte o fator “UAU”.

Em tempos de conceitos, o desenvolvimento das atitudes dos profissionais de vendas e de atendimento tornou-se cada vez mais urgente, pois de simples tiradores de pedidos, fomos alçados ao posto de vendedores de experiências, focados na busca de soluções pertinentes para um cliente que tende a se tornar um agente viral do nosso negócio, compartilhando-o com sua rede, pelo bem ou pelo mal.

Resumindo, das matérias-primas vem os produtos. O consumidor está em constante evolução e passou a priorizar os serviços como diferenciais. De pouco em pouco, produtos bons e serviços eficientes foram alçados à categoria do “nada mais que a obrigação”. O diferencial hoje está na experiência, colocando em destaque a capacidade criativa e inovadora de cada vendedor e empresa , em busca do encantamento de um cliente cada vez mais exigente e cada vez menos fiel.


Ennemont Theyson Morel

Empresário, Consultor e Coach

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Revista Ipê