Apaixonados por fotografias se reúnem nas redes sociais

Há sete anos, apaixonados pela arte de fotografar se reúnem nas redes sociais com um mesmo objetivo: compartilhar olhares de Lavras e região. O grupo do facebook “Fotógrafos Amadores de Lavras”, criado em julho de 2010, é coordenado por Carlos Antoniassi (Lavras), Catarina Júlia (Lavras), Gilson Nogueira (Ingaí), José Luiz de Freitas (Bom Sucesso), Lúcia Spilotros (Lavras), Márcio Flávio V. Alvarenga (Lavras), Rogério Salgado (Lavras).

“Pretendíamos reunir aqueles que curtem amadoramente a fotografia, disponibilizando um espaço virtual para mostrar suas fotos e desenvolver melhores técnicas. Embora já se popularizando, a fotografia de qualidade ainda fica restrita a galerias e a publicações especializadas. Pensando nisso, tomamos também como metas a deselitização e a desmitificação dessa arte”, comentam.

IMG_3839-2-2O grupo vai além das redes sociais, eles promovem exposições públicas anuais na Praça Dr. Augusto Silva, aos domingos, com significativa movimentação popular. Já chegaram a expor mais de 200 fotos. “Sempre é muito gratificante ver a interação e sentir o apoio de todos, o que trouxe grande estímulo ao grupo. Seguiram-se, então, diversas outras exposições em outras praças e na Casa da Cultura”, relatam.

Além das exposições, também já foram realizados cursos de fotografias. “Percebemos também que, com a participação, os membros mais ativos vinham se aprimorando cada vez mais. Decidimos então desenvolver um curso básico de fotografia aberto a todos os membros e posteriormente fizemos alguns cursos, seminários e palestras abertos ao público em geral”, destacam.

O último trabalho foi em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Talento (Cedet). Após um curso básico preparatório, foi realizada uma excursão fotográfica ao Parque Quedas do Rio Bonito, que culminou em exposição das fotos selecionadas dos alunos em evento comemorativo do aniversário daquele centro.2- Por do sol Panorâmica - Do Pitangui2“Surgiu a necessidade de sair do virtual e passamos a promover passeios fotográficos em Lavras e região, trazendo ao grupo um enorme acervo fotográfico e um grande diferencial entre os demais na área de fotografia na internet. São importantes momentos de confraternização, companheirismo e de muita aprendizagem para os participantes. Todos os membros do grupo são sempre convidados para esses eventos”, contam.

CACHOEIRA DO CALA BOCA - SJDR

O grupo também estimula desafios fotográficos com temas específicos. As fotos vencedoras ganham destaque na mídia local. Além disso, com maior visibilidade em toda a região, o grupo já recebeu diversos convites para fotografar os municípios vizinhos, seguindo-se de exposições das melhores fotos em praça das cidades, integrando com as atividades de cultura. Em Lavras, neste último ano, a parceria com a Gerência de Cultura já rendeu vários convites para fotografar eventos na cidade.

REPRESA DO FUNIL


Por Camila Caetano

Revista Ipê