Já parou para pensar em como surgiram os sapatos? Alguns registros mostram que já nos primórdios os homens das cavernas sentiram a necessidade de cobrir e proteger seus pés. Com o passar dos anos e a evolução da sociedade, o acessório foi se transformando e em 1760 passou a ser produzido em grandes quantidades com o surgimento da primeira fábrica nos Estados Unidos.

No Brasil, o sapato ganhou notoriedade com a chegada da família real portuguesa. Na época, o modelo usado pelas mulheres nobres e ricas era o “borzeguim”, uma botinha de cano curto que deixava os pés bem cobertos, uma vez que moças de família não podiam mostrá-los.

Apesar de o primeiro par de sapatos altos terem sido encomendados por um homem, foi, definitivamente, com as mulheres que o item virou sucesso. O rei Luís XIV, que tinha 1,60m de altura, inventou o acessório a fim de aumentar a sua estatura e impor mais autoridade a seus súditos, mas o efeito colateral dessa invenção foi acertar em cheio o coração de nós, mulheres.

Todo mundo sabe que as mulheres amam sapatos! Somos influenciadas a fantasiar com o item desde muito pequenas. Uma das primeiras histórias que ouvimos foi a de Cinderela, brincávamos com os modelos de salto das nossas mães e desde novinhas já iniciamos nossa coleção que costuma ser de vários pares. Aos homens, cuja relação com seus sapatos é menos passional, resta nos perguntar: “Por que vocês precisam de tantos pares se só têm dois pés?! Rs!

Acredito que nem nós, mulheres, sabemos ao certo a razão dessa paixão. Mas, o fato é que o calçado diz muito sobre a nossa personalidade, estado de espírito e atitude. Afinal de contas, sapatos são bem mais democráticos que as roupas. Altas, baixas, magras, acima do peso, com os pés grandes ou pequenos, são para todos os tipos de mulheres. Assim, acaba sendo mais fácil e eficaz transformar aquele pretinho básico em uma produção arrasadora com um novo par de saltos poderosos, do que encontrar um vestido perfeito para determinada ocasião. Ou ainda, modificar por completo o bom e velho jeans + camiseta branca com um calçado super cool.

E mais, que mulher nunca teve sua autoestima elevada adquirindo um novo par, não porque precisava dele, mas porque ele era maravilhoso?! Ou ainda, se sentiu mais confiante ao colocar aquele scarpin de salto alto?

E O QUE VEM POR AÍ?

Para o inverno 2018, a promessa é de que as botas sejam as grandes protagonistas. Elas imperaram nos desfiles internacionais das maiores grifes e apareceram em diversas texturas, cores, saltos e comprimentos. Dentre todas as tendências essas se mostraram as principais:

Vermelho – é definitivamente a cor da temporada. Vale a pena apostar em um par nessa cor, principalmente se for de botas;

_MG_9186Branco – para as mais ousadas, bota branca! Da over the knee a lá paquitas à ankle boot mega estilosa, o acessório deixa qualquer produção mais fashionista e interessante;_MG_9652Lurex – Que mulher não AMA um brilho?! Os modelos nesse material prometem ser verdadeiros objetos de desejo nas vitrines. Vêm principalmente nas cores preta e prata, nas versões de botas, scarpins, sapatilhas e até nos tênis;_MG_9649Sock boots ou botas meias – como seu material lembra a textura de uma meia, o modelo tem ar esportivo e fica bem justinha aos pés. Inclusive, é uma excelente opção para usar com aquela calça pantacourt do verão ou ainda com vestido;_MG_9661Bikers – na versão com fivelas, zíperes e tachas, ou na versão de coturno com cadarço. A bota estilo motociclista tem uma pegada rocker e imprime muita personalidade às produções. Fica incrível com looks mais descolados e é perfeita para “quebrar” o romantismo de peças mais delicadas como um vestido floral;_MG_9151Slouchy – diretinho dos anos 80, outro modelo que volta com tudo é a slouchy, ou bota de cano franzido. Como ela tem um pouco mais de volume na região da panturrilha fica extremamente confortável para todos os tipos de perna._MG_9160É claro que os modelos clássicos como over the knee, montaria, chelsea e texturas como verniz, camurça e pelo fake se reinventam a cada coleção e são ótimos aliados em qualquer armário. Então, é sempre valioso ter um par assim em bom estado.

Já deu pra perceber que dos últimos anos esse é o inverno que mais vai trazer novidades, né?! Mas, o mais interessante da moda é se divertir com ela e, independente de tendências, escolher o que mais se encaixa ao seu estilo e rotina. Opções que agradem a todas é que não vão faltar!


Creditos:

Sapatos: Sílvia Calçados
Look: Gris By Ludimila Gonçalves
Maquiagem: Liliene Make
Cabelo: Studio C
Locação: Alessandra Henriques – Obras e Projetos


Por Juliana Goursand
Fotos: Daniel Rocha

 

Revista Ipê