Trem turístico que liga São João del-Rei a Tiradentes, administrado pela Ferrovia Centro-Atlântica, é passeio imperdível para quem aprecia história e belas paisagens.

Quem visita as históricas São João del-Rei e Tiradentes pode aproveitar a oportunidade para passear na Maria-Fumaça, trem turístico que liga as duas cidades e um dos principais atrativos da região. O passeio é um convite a viajar no tempo.

O percurso entre os municípios dura cerca de 50 minutos, cruzando fazendas centenárias, rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. O trajeto é feito por 12 quilômetros da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II. Uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm, a Maria-Fumaça tem capacidade para transportar até 280 passageiros por viagem.

Os trens funcionam de sexta-feira a domingo, com saídas de ambas as cidades pela manhã e à tarde. Nos períodos de férias e durante eventos especiais, como o Festival de Gastronomia de Tiradentes, a Ferrovia Centro-Atlântica (uma empresa da VLI, soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais) disponibiliza horários extras aos milhares de turistas que visitam a região.

ESTAÇÃO E MUSEU

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. O prédio, também construído no século XIX, mantém características da arquitetura britânica e suas paredes exalam história. Na estação, funciona o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne equipamentos, peças, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia no Brasil e na região.

Também são expostas a EFOM nº 1, primeira locomotiva da ferrovia, e um vagão de luxo utilizado para uso da administração, construído nas oficinas da EFOM em 1912. Em São João del-Rei, anexo à estação, também existem oficinas de manutenção. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

museu-ferroviario-2


INFORMAÇÕES

Estação São João del Rei

Rua Hermilia Alvoes, 366, Centro
São João Del-Rei/MG, Brasil
(32) 3371-8485
(Atendimento de 4ª a sábado)

Horário de bilheteria SJDR

QUINTA-FEIRA / SEXTA-FEIRA
9h às 11h e 13h às 16h

SÁBADO
9h às 13h e 14h às 16h

DOMINGO
9h às 13h


Estação Tiradentes
Horário de bilheteria Tiradentes

QUINTA-FEIRA
9h às 11h e 13h às 16h

SEXTA-FEIRA
9h às 13h e 14h às 17h

SÁBADO
9h às 12h e 13h às 17h                                                                                                                                          
9h às 12h e 13h às 14h

DOMINGO
9h às 12h e 13h às 14h


MUSEU FERROVIÁRIO

DE SÃO JOÃO DEL-REI

Funcionamento:

QUARTA-FEIRA A SÁBADO
9h às 11h e 13h às 16h

DOMINGOS
9h às 12h30m.


Reservas
Para reservas entrar em contato:

Marlene Neves
E-mail: marlene.neves@vli-logistica.com.br
(Apenas para grupos acima de 25 pessoas)

Revista Ipê