O que pesa mais: 2kg de chumbo ou 2kg de algodão? O peso é o mesmo… um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de chumbo ou algodão. O mesmo acontece com o músculo e a gordura, eles possuem densidades diferentes, por isso a gordura ocupa mais espaço que o músculo, como é possível observar na figura abaixo:

gorduraxmusculo

A composição corporal é dividida em dois grupos: massa magra (constituída por músculos, órgãos, ossos, água intra e extracelular) e massa gorda. Sendo assim, medir sua massa corporal (seu peso) na balança não é a melhor forma de avaliar seu progresso, já que uma balança comum não é capaz de identificar o quanto você possui de massa gorda e massa magra.

De acordo com a tabela convencional utilizada como indicador do estado nutricional em estudos epidemiológicos, o Índice de Massa Corporal (IMC) considera somente o peso e a altura. Tendo como base o IMC, em ambos os casos apresentados abaixo o resultado vai ser igual, no entanto, a diferença entre o porte físico deles é nítida: o da esquerda apresenta mais músculos e o da direita mais gordura:

maxresdefaultA balança é só um indicativo do seu peso corporal e não o quanto você é gordo ou magro. Por isso, o ideal é sempre fazer avaliação física para acompanhar seu percentual de gordura e o processo de evolução do seu corpo, ou seja, o quanto perdeu ou ganhou de massa muscular ou gordura.

A musculatura é um tecido metabolicamente ativo, isto é, gasta energia constantemente apenas para se manter, mesmo que você esteja dormindo. Então, mesmo que seu objetivo seja emagrecer, você deve manter ou ganhar massa muscular, focando na atividade física e na alimentação para perder gordura. Tenha cuidado com dietas da moda e dietas super restritivas, pois podem fazer perder peso devido à restrição de calorias, mas não exatamente de massa gorda, pelo contrário, podem fazer perder músculo. E com cada vez menos músculos, a chance de você voltar a engordar é maior.

Além disso, ciclos repetidos de ganho e perda de peso (o efeito sanfona) podem aumentar a capacidade do corpo de conservar energia na forma de gordura corporal e dificultar a perda de peso.

A pessoa mais indicada para te orientar em relação à alimentação é um nutricionista. É ele quem vai indicar o melhor planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades e objetivos, levando em conta suas particularidades.


Joice de Campos Dutra

Nutricionista – CRN 9:3018

Rua Manuel Carvalho de Souza, 25

Centro – Lavras-MG

(35)3826-6287

Revista Ipê