Não gerencia o que não se mede, e não se mede o que não se define?

Os indicadores de desempenho são de suma  importância para avaliar o desenvolvimento de equipes comerciais. Como o mercado é bastante exigente, quem trabalha com vendas sabe a cobrança e a pressão sofrida durante o mês para bater a meta, sem perder o sorriso no rosto e a excelência no atendimento ao cliente.

Ao longo do mês não é difícil cair na rotina e deixar de acompanhar seus indicadores. As semanas vão passando e os indicadores são apresentados no fechamento do mês para mostrar o motivo pelo qual você não conquistou o propósito estabelecido. Sabemos que não atingir os objetivos traçados, além de gerar perdas financeiras para a empresa e perda daquela renda extra que alivia as contas no final do mês, no fundo, também acaba nos trazendo uma grande desmotivação.

Acompanhar os indicadores de desempenho é de extrema importância para você alcançar seus objetivos, dessa forma, você possui o controle sobre onde está e em que precisa trabalhar mais para chegar onde deseja. É importante que você possua e esteja atento às informações certas sobre o seu ticket médio, itens por cupom, quantidade de atendimentos, participação por categoria de produto, venda líquida, entre outros indicadores, conforme a estratégia adotada pela sua empresa.

Os colaboradores possuem um papel essencial na aceleração das vendas, portanto, é preciso que esteja determinado em perseguir a sua meta e que compreenda a importância do acompanhamento dos indicadores de desempenho para alcançá-la.

Quanto você tem vendido em cada mês e qual o seu ticket médio diário de vendas? Consegue informar esses valores ou mesmo tem acompanhado os mesmos? Talvez o erro esteja em achar que acompanhar indicadores seja função apenas dos altos cargos da sua rede. Será? Você não está em busca de melhores resultados?

O acompanhamento dos indicadores serve para você ter conhecimento sobre o que precisa mudar em seu modo de atendimento, como oferecer produtos adicionais ou produtos com maior valor agregado, isso tudo será essencial para aumentar o seu ticket médio e fazer com que você alcance a meta durante o mês.

Como todos sabemos, os clientes estão se tornando cada vez mais informados e exigentes. Esse fato destaca ainda mais a importância do seu papel e entrega durante a venda, você precisa realizar um atendimento com excelência para o cliente, proporcionando a melhor experiência de compra de modo a fidelizá-lo. Portanto, crie o hábito de acompanhar os seus indicadores e os monitore constantemente até chegar ao nível onde fique tão natural como respirar.

ALGUNS INDICADORES
BÁSICOS QUE PODEM SER USADOS SÃO:

Conversão de clientes, ticket médio, produtos por cupon, mix de produtos, taxa de retorno de cliente entre outros, e lembre-se: não se gerencia o que não se mede e não se mede o que não se define. Então comece hoje mesmo a definir seus indicadores e venda na medida certa.


Ennemont Theyson Morel 

Empresário, Consultor, Coach, Especialista em Vendas e Alta Performance


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Revista Ipê