O que sua empresa ganha ao investir na capacitação de líderes?

Os diversos profissionais que ocupam cargos de gestão na hierarquia da estrutura de liderança organizacional, como líderes operacionais, encarregados, supervisores, coordenadores, entre outros, estão mais preocupados com a execução e conclusão de atividades diárias pelos colaboradores, isso é, a parte operacional, do que propriamente com a parte estratégica e o futuro da organização. Por sua vez, as empresas anseiam por profissionais que englobam, em suas características pessoais, fatores que caminham na contramão desta realidade: gestores que possuem a liderança como uma qualidade nata.

Uma coisa precisa ser dita: líderes não nascem prontos.

Um bom líder não é somente aquele gestor que sabe administrar situações adversas com equilíbrio emocional. É caracterizado também por aquele que entende o cenário em que a empresa está inserida e, a partir disso, faz uma leitura atenta das expectativas de todos os envolvidos na organização, não somente dos colaboradores, como também dos acionistas, clientes, fornecedores, sociedade, entre outros.

Para estimular essa postura é preciso investir no desenvolvimento das potencialidades desses líderes. Mas como fazer isso? Como ter retorno com este investimento?

Por mais que um profissional reúna uma série de qualidades relevantes para a organização, sempre haverá nele algum ponto a ser aperfeiçoado e está nas mãos da empresa ser a alavanca para esses diferenciais. Além disso, trabalhar a capacitação da liderança resulta tanto na melhoria técnica, quanto no aumento do engajamento e motivação do profissional, desencadeando uma onda de melhores práticas em seu entorno e sendo multiplicadores dos valores e da cultura da empresa. Líderes motivados refletem na produtividade de toda equipe, visto que esta tem no seu gestor um modelo a ser seguido.

Outro ponto extremamente importante quando falamos de capacitação de lideranças é no que tange ao âmbito da sucessão, tema cada vez mais recorrente dentro do contexto corporativo. A necessidade de desenvolver novos líderes é peça chave e esta deve estar preparada para assumir os desafios de manter e prosperar a empresa.

A No Azul Consultoria atua junto aos clientes na busca por resultados crescentes e sustentáveis, capacitando líderes para atuarem com mais clareza, engajamento e alinhamento com a organização. Para isso, aplicamos nossa experiência e conhecimento técnico na resolução de seus desafios, criando oportunidades e promovendo a melhoria contínua de seus processos e resultados. Conhecer melhor a realidade das organizações nos ajuda a oferecer soluções totalmente personalizadas e alcançar resultados excepcionais. Nosso modelo de consultoria possui ferramentas desenvolvidas com base na integração de diversos modelos e estudos aplicados em empresas de diferentes segmentos pelo mundo. Por meio de ferramentas de BI – Business Intelligence, a liderança, além de conhecer seus números, pode ver com clareza as principais oportunidades da empresa e assim traçar metas e alcançar melhores resultados.

Conte conosco na busca por resultados sustentáveis!


Por Thalita Baldanza e Douglas Dutra
Foto: Daniel Rocha


No Azul Gestão para Resultados

Rua Misseno de Pádua, 334, sala 102 – Centro | Lavras MG 

Contato:

(35) 3826.3960 / 98880-5777
douglas@noazulconsultoria.com.br
thalita@noazulconsultoria.com.br
Instagram: @noazulconsultoria
FB/noazulconsultoria
www.nozazulconsultoria.com.br

Revista Ipê