Banda SOFRANZ consagra-se no universo musical

Três irmãos que possuem a música como essência, um dom enraizado na família. SOFRANZ é composta pelos gêmeos João Paulo Lima (voz, violão e baixo), Christiano Lima (guitarra) e o irmão mais novo, Helton Lima (bateria). Já são 20 anos de trajetória e os primeiros ensaios começaram em casa, na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais.

Os três jovens tiveram o destino traçado pela música desde a infância. Quando crianças, ensinados pelo pai, José Francisco Lima, o talento já era visível, e a influência da família sempre foi um diferencial na formação da SOFRANZ.

Por sinal, o nome da banda carrega o apelido do pai dos músicos. “Nosso pai, que também é artista, chama-se José Francisco Lima e sua assinatura é “Franz Placas” e, por sermos filhos, criamos a SOFRANZ”, comentam. Além do pai, o dom da música também está presente em tios paternos e maternos. O Power Trio é a terceira geração de músicos da família Lima.

“Ter uma banda entre irmãos tem seu lado positivo e outro nem tanto. Como temos a mesma origem, sempre escutamos e descobrimos novos sons juntos, e temos muita liberdade no momento de criar e levar nosso trabalho para o palco. O ‘nem tanto’ é que essa liberdade às vezes é demais”, comentam com risos.

Os irmãos lançaram em 2015 o primeiro CD da banda – Sem Final, com oito músicas autorais, sendo cinco inéditas. Destas, os músicos destacam “Uma Bela História”, que conta com a participação de Play Gerson (backing vocal do Jota Quest) e “Flores Invadem”, que originou no primeiro videoclipe da banda, disponível no Youtube. Sem Final também contou com a participação de Marcus Nogueira (teclado nas faixas 2 a 7), Hugo Silva (baixo na faixa 5), e Marcos Flávio (trombone faixa 6).

Além das músicas próprias, SOFRANZ possui um repertório eclético, com muita energia e interação com o público. Apresenta clássicos do rock nacional e internacional das décadas de 80 e 90, pop, rock, e Música Popular Brasileira. Em todas as apresentações a banda faz um registro musical de qualidade surpreendente.

A banda já soma em sua trajetória centenas de shows por diversos estados. Alguns com mais destaque, com a participação em shows de músicos consagrados como Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Raimundos, 14 Bis, Zé Ramalho, Engenheiros do Havaí, Skank, Biquini Cavadão, Flávio Venturini, Beto Guedes, dentre outros. Mas, para os irmãos, o momento mais marcante na carreira da SOFRANZ foi quando compartilharam o mesmo palco com simplesmente Milton Nascimento, em Três Pontas.

Hoje, a sede da SOFRANZ, com estúdio próprio, fica em Belo Horizonte. Mas, a banda também possui uma forte ligação com Lavras. O pai José Francisco Lima é lavrense e por isso os músicos possuem vínculos afetivos na cidade. Além disso, já foram vários momentos em que a banda esteve tocando por aqui, entre festas, calouradas e casas de shows. “Um show que ficou marcado foi o da Exposição de Lavras, dividimos o palco com artistas nacionalmente conhecidos como Capital Inicial, Chitãozinho e Xororó entre outros”, relatam.

E é assim a história da banda SOFRANZ, que procura sempre levar energia, talento e carisma por onde passa, conquistando cada vez mais o reconhecimento e a fidelidade do público. A expectativa dos irmãos, para os próximos anos, é de gravar um segundo disco e aumentar a popularidade, a nível nacional.

Por Camila Caetano
Fotos: João Torres Lima


FICHA TÉCNICA

Banda Sofranz

Gênero: Rock / Pop

Membros

JP – Voz, violão, baixo
Christiano – Guitarra
Helton – Bateria

Instagram: @sofranzbanda

facebook.com/sofranzbanda

youtube/sofranz

Revista Ipê