A maneira mais rápida e eficaz de atingir o seu sucesso pessoal e profissional 

Coaching é um processo com início, meio e fim que busca elevar a performance de uma pessoa, de uma equipe ou de uma empresa, com técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas, para acelerar a excelência de quem busca uma evolução pessoal e/ou profissional. Não se trata de um evento isolado, mas de um processo bem elaborado com propósitos, objetivos, conhecimentos e práticas eficazes que ajuda as pessoas, grupos ou organizações empresariais a atingirem os seus objetivos. O Coaching é uma ferramenta poderosíssima para quem quer evoluir ao máximo o seu potencial. A sua metodologia e o seu processo garantem resultados extraordinários.

O Coach é um expert em processo de Coaching. Um profissional habilitado que realiza um trabalho de Coaching de maneira confidencial e embasado em teorias e práticas cientificamente comprovadas. É uma espécie de técnico capaz de motivar e conduzir o seu cliente, chamado de Coachee, ao alcance de seus objetivos, suas metas de vidas e sua performance humana e profissional. O termo “Coach”, em Inglês, significa treinador. Este profissional surgiu em meados da década de 1960 nos Estados Unidos e a ideia central era aplicar as técnicas de desenvolvimento de atletas na vida profissional, formando líderes mais capacitados nas empresas e organizações sociais.

Não se pode confundir Coaching com terapia, autoajuda ou qualquer outro tipo de tratamento de saúde. Coaching está relacionado ao desenvolvimento humano e não à cura da saúde mental ou física. O Coach não precisa saber do seu passado. Ele vai trabalhar apenas com os seus planos e objetivos, quando necessário, vai cuidar das suas “travas” emocionais e conceitos “limitantes”, que são liberados ao longo do processo com técnicas 100% PRÁTICAS, não analíticas. O Coaching é um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Por isso, o cliente deve estar com bom desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, cognitivas, emocionais e físicas, senão o seu resultado pode ser comprometido.

Você pode contratar um Coach a qualquer momento da sua vida. Quanto mais cedo o Coachee (cliente) definir seus objetivos, suas metas e onde quer chegar em sua vida pessoal e/ou em sua carreira profissional, melhor será o seu processo de Coaching. Geralmente, as pessoas costumam fazer isso quando estão cansadas de trabalhar no mesmo lugar, quando não conseguem evoluir na carreira, quando querem tomar uma grande decisão, mas não conseguem, ou, simplesmente quando querem se tornar pessoas e profissionais melhores. De qualquer forma, a busca por esse profissional é sempre a melhor escolha.

O processo de Coaching é realizado através de sessões de uma a duas horas, que podem ser individuais ou em grupos, em períodos semanais, quinzenais ou mensais. Geralmente esse processo leva cerca de 3 a 6 meses, de acordo com o contrato estabelecido.

Acredito ser importante buscar um profissional de Coaching que tenha formação teórica fundamentada, conhecimento sobre as mais variadas ciências humanas e experiências em treinamento e execução do processo de Coaching. Aqui vale a afirmação de Carl Jung para um bom Coach: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.


Dieikson de Carvalho 

Professor, escritor, palestrante, superintedente educacional, personal e professional coaching.

dieiksonprof@yahoo.com.br
(35) 98833-1359
FB/dieikson.carvalho
Instagram: @dieikson_carvalho_coach

 

Revista Ipê