A propaganda é uma importante aliada na publicidade de seu produto ou serviço, mas deve ser utilizada de forma consciente, lastreada por objetivos estratégicos.

Já se foi o tempo que os consumidores eram facilmente influenciados por propaganda. Hoje, principalmente com a explosão do ‘mundo digital’, os indivíduos foram contemplados com uma infinidade de recursos que aumentam o seu poder crítico e aguçam a sua exigência, não somente por preço, mas também por qualidade e, principalmente, por satisfação.

Em uma propaganda, em geral, uma marca vende benefício para os seus clientes, que vem atrelado ao seu produto ou serviço. No entanto, existe uma série de outras coisas que influenciam nesse real benefício que a empresa promete. Estamos falando de qualidade e de entrega real do que foi prometido. O benefício precisa sempre ser maior do que o custo. Se todos esses fatores caminham juntos, o investimento em propaganda pode ser considerado positivo. Caso contrário, talvez “rasgar dinheiro” seja uma boa definição.

Mas como obter resultados por meio da propaganda?

Essa é uma ótima questão para reflexão. Antes de tentar respondê-la, vamos a mais questionamentos: o que você vende? Para quem você vende? Como você vende? Por que você vende? Colocando-se no lugar de consumidor e conhecendo a sua realidade, você compraria de olhos fechados esse produto ou serviço que comercializa?

Depois de responder a todas essas perguntas, comece a pensar em questões estruturais de seu negócio: quem somos? O que fazemos? Qual a importância da existência do nosso negócio no mercado? Agimos com respeito, ética e solidariedade com relação a questões sociais que cercam o nosso mercado e também nossos colaboradores? Onde queremos chegar? Qual o nosso objetivo?

Se muitas dessas questões forem adequadamente respondidas, certamente estará traçando o seu rumo no mercado. Estará delineando o caminho a ser percorrido. Estará definido o seu referencial estratégico. Somente depois de todas estas questões estarem muito claras para o seu negócio, com certeza será o momento de investir em ações de marketing: comunicação, propaganda, marketing digital, relações públicas, etc..

E quando chegar neste ponto, opte em contratar empresas que se comprometam a desenvolver soluções e a vender propaganda que realmente lhe tragam resultados mensuráveis.

Na próxima edição, falaremos sobre as diversas ações de comunicação como estratégias de marketing para atrair clientes, gerar diferenciação e atrair resultados.

 


 

helder2Helder Tobias
PUBLICITÁRIO E DESIGNER GRÁFICO

Iniciou sua carreira profissional na Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde atuou por mais de 15 anos nas áreas de comunicação e marketing. Atualmente presta consultoria e assessoria de comunicação e marketing para empresas e trabalha no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), atuando com publicidade e marketing digital. 

 

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