Localizada em um condomínio de Lavras, essa casa
esbanja aconchego e requinte

 

Uma das primeiras referências que os proprietários trouxeram antes da concepção do projeto foram casarões da Toscana, lugar pelo qual são apaixonados. A partir dessa ideia principal, o projeto foi tomando forma para que cada detalhe fosse pensado com cuidado, atendendo às necessidades e expectativas do casal.

Foram diversas reuniões para que tudo saísse como sonhado. O processo de criação dessa casa foi um grande desafio, conta a arquiteta Juliana Melo, autora do projeto, mas a finalização foi de uma satisfação sem tamanho. “Acompanhar a obra em todas as fases e visualizar o projeto tomando forma foi um trabalho árduo, mas que compensou todo o esforço com a execução dos últimos detalhes”, comenta a arquiteta.

Aconchego, conforto e requinte são palavras chave para definir essa casa. A fachada é de tirar o fôlego, com o corpo principal e a divisa lateral revestidos de pedra madeira, a porta de entrada de 4m de altura mistura madeira maciça de demolição, ferros torcidos com desenhos que remetem às casas coloniais antigas e vidro. Entrar nessa casa é um cenário de se admirar, a sala de estar possui pé direito duplo, o que promove amplitude para o ambiente, com teto aparente inclinado e forro de madeira, além de grandes pendentes de ferro fundido, produzidos sob medida para esse espaço.

_MG_0385

Os ferros da varanda e da porta de entrada foram executados pela Elegancy Metais e o vidro foi instalado pela Vidraçaria e Decorações Cleninho com uma película jateada para garantir privacidade no interior da casa.

Na escada que acessa o segundo pavimento, a madeira está presente em conjunto com a parede revestida da mesma pedra da fachada. O charme especial vai para o guarda corpo de ferro da escada que, assim como no restante da casa, traz elementos que remetem a antiguidade. “A arquiteta Juliana destaca que a decoração não poderia ser diferente, os móveis principais também seguem as mesmas referências, nos fazendo transportar para outro momento da história com nostalgia e encanto”.

Alguns itens de decoração presentes na casa são da JP Móveis Store e os ferros do guarda corpo da escada foram executados pela Elegancy Metais.

Alguns itens de decoração presentes na casa são da JP Móveis Store e os ferros do guarda corpo da escada foram executados pela Elegancy Metais.

_MG_0377

_MG_0419

Os revestimentos de piso e parede de todos os ambientes foram fornecidos pela Design Acabamentos. Todos os móveis planejados da casa foram executados pela Planejart Móveis Planejados e todas as bancadas em pedra executadas pela Marmoraria Soter.

_MG_0418

Os revestimentos de piso e parede de todos os ambientes foram fornecidos pela Design Acabamentos. Todos os móveis planejados da casa foram executados pela Planejart Móveis Planejados e todas as bancadas em pedra executadas pela Marmoraria Soter.

O ambiente da cozinha conta com elementos mais modernos e se destaca sendo o coração da casa. A bancada com a pedra de quartzo cinza puro, traços retos e os armários com algumas portas em vidro bronze são sofisticados e compõem de forma elegante esse espaço de intenso convívio. A mesa de jantar provençal é o coringa desse ambiente integrado, juntamente com as cadeiras estilo Luís XV e os jogos de iluminação, criando uma atmosfera de se apaixonar.

A área gourmet anexa à cozinha também mantém a mesma linguagem do restante da casa, o tijolo que reveste a parede da churrasqueira e o teto aparente com forro de madeira produz uma sensação de aconchego para esse espaço tão especial e acolhedor. Além disso, os azulejos portugueses dão um toque de estilo e personalidade para o espaço.

A arquiteta conta que a adega, tão sonhada pelos proprietários amantes de um bom vinho, foi pensada a partir de referências de adegas antigas medievais que se escondiam no subsolo. “Totalmente revestida com tijolinhos aparentes e o teto de madeira abaulado cria esse ar medieval tão desejado. Por não possuir abertura, o clima da adega ficou perfeito para armazenar os vinhos e proporcionar momentos únicos de lazer”, explica Juliana.

_MG_1928-2

O quarto do casal foi concebido com uma proposta simples e romântica, possui uma cama, de ferro torcido, encantadora, feita sob medida, e móveis provençais que também foram feitos especialmente para esse projeto. “Como a TV ficaria muito distante da cama na parede oposta, colocamos um suporte de teto motorizado facilitando o uso para os proprietários, sendo um convite especial para uma boa noite de sono. Esse clima acolhedor e aconchegante permeia todos os ambientes da casa, tanto internos como externos”, observa a arquiteta.

_MG_0309

Os ferros da estrutura da cama foram executados pela Elegancy Metais, o revestimento de piso foi fornecido pela Design Acabamentos. A bancada e o chão do banheiro em mármore branco foram executados pela Marmoraria Soter e todos os vidros e espelhos foram instalados pela Vidraçaria e Decorações Cleninho.

_MG_0310

_MG_0324

O jardim foi executado em parceria com Sônia Vilela, representante da MSV Design e Paisagismo, que conta com engenheiro agrônomo, designer de interiores e engenheiro civil. “Seguindo o partido inicial do projeto, o jardim também faz referência aos jardins da Toscana, com uma releitura mais moderna, ao escolhermos espécies que promovem esse clima para o jardim. A opção por gardênias, juníperos, azaleias e buxinhos na fachada compõem com exuberância essa ideia”, conta Juliana.

_MG_1846

No corredor lateral, o acesso para a área gourmet possui um toque especial pelo colorido das dracenas cordyline e marantas.

Juliana explica que no jardim de inverno central, próximo à adega, foram escolhidos arbustos como leea, pitosporum, marantas e trepadeiras jasmim que irão trazer um charme para o pergolado que cobre a entrada da adega quando estiverem adultas.

_MG_1828

Já no jardim do quarto de um dos filhos, os proprietários pediram para não plantar grama, a fim de facilitar a manutenção, com isso a composição foi feita através de vasos com buxinhos, suculentas, pitosporum e uma linda jabuticabeira.

Na área externa o charme foi para o gradil da parede, que seguiu o desenho das ferragens da fachada com contornos românticos, por onde trepadeiras clerodedrum fecharão um jardim vertical nas tramas do gradil. Na parte inferior, podocarpus e gardênias fazem o contorno, dando acabamento para o espaço do deck com o SPA, fechando com chave de ouro o espaço de lazer da casa. Um dos pedidos da proprietária era que pudesse ter um pé de limão siciliano, e este aparece no fundo dessa área, juntamente com um pé de tangerina que serão um deleite à parte quando estiverem prontas para o consumo.

_MG_1959

_MG_1919

A casa, além de todos esses ambientes encantadores, atende alguns padrões de sustentabilidade já que possui sistema de coleta e reuso de água da chuva, sistema integrado de irrigação em todo o jardim, placas solares para aquecimento de água além de ser auto-sustentável em energia elétrica através de um sistema de energia fotovoltaica.


DADOS DO PROJETO

Área 388m²

Início da construção Fevereiro de 2016
Fim da construção Agosto de 2017

FORNECEDORES

Sônia Vilela
(35) 99898-9595

Planejart Móveis Planejados
(35) 3822-1188

Elegancy Metais
(35) 3821-7288

Marmoraria Soter
(35) 3821-8423

Design Acabamentos
(35) 3821-5523

JP Móveis Store
(35) 3826-2907

Vidraçaria e Decorações Cleninho
(35) 3821-1003

Equinox Inovações e Soluções
(35) 99990-2133

Odair José Nestor Mestre de Obras
(35) 99159-0548


_MG_5924

 

Juliana Melologo-juliana melo-1 cópia

Contato:

(35) 99194-2454 (WhatsApp)
www.julianamelo.arq.br
Instagram: @jumelo_arq
juliana.arq06@gmail.com


Por Camila Caetano
Fotos: Daniel Rocha

 

Revista Ipê