Universidade contribui para o desenvolvimento de Lavras

Em setembro deste ano, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemorou 110 anos. Fundada em 1908, como Escola Agrícola de Lavras, passou a ser chamada de Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 1938. A federalização ocorreu em 1963. E foi em 1994 que a instituição tornou-se universidade.

Nesse século de existência, a UFLA consolidou-se pelo seu pioneirismo: promoveu a Primeira Exposição Nacional do Milho e a Primeira Exposição Agropecuária do Estado de Minas Gerais e introduziu o primeiro silo aéreo para armazenagem de grãos no Estado e também um dos primeiros tratores a arar terras brasileiras. Pela extraordinária geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, editou a primeira revista de Minas Gerais, direcionada ao produtor rural. Marcou presença no cenário nacional também pela qualidade da formação de seus estudantes, os quais, razão maior da existência da instituição, têm se constituído, ao longo dos anos, em atores importantes da reconhecida excelência da Universidade.

E desde 1994, o desenvolvimento da instituição não parou. Houve um aumento significativo dos cursos de graduação e de pós-graduação, do ingresso de novos professores e estudantes, além de um expressivo avanço na captação de recursos por meio dos projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Atualmente, a instituição já possui 35 cursos de graduação (cerca de 11 mil estudantes) e 56 cursos de pós-graduação (com aproximadamente 3 mil estudantes). Além disso, são mais de 700 professores, 600 técnicos administrativos e 555 terceirizados, ou seja, uma população de mais de 16 mil pessoas por dia no campus.

DJI_0274


Custos

Em dez anos, o orçamento da UFLA quintuplicou. Em 2006, o custo com pessoal, encargos sociais, outras despesas correntes e investimentos era de R$78.137.298,00. Já no último ano, 2017, foi de R$371.187.225,00.

Em todo lugar

Somente em 2017 foram registrados 1.873 eventos locais e internacionais na UFLA, totalizando mais de 48 mil inscritos.

Extensão

A UFLA possui 244 projetos de extensão, os quais atendem à comunidade de Lavras. Eles promovem uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Como exemplo de projetos de extensão da UFLA, temos: Cria Lavras e Ginástica Aeróbica, que inserem crianças e jovens no ambiente acadêmico por meio do esporte; doutores-palhaços, que levam bem-estar e conforto a hospitais locais; dança, que promove bem-estar físico e mental à comunidade; acompanhamento de pacientes com terapia nutricional domiciliar; prevenção de obesidade e diabetes em crianças; prevenção e reabilitação esportiva; fisioterapia veterinária a animais de grande e pequeno porte; auxílio ao Parque São Francisco de Assis, por meio do Veterinário Aprendiz, entre outros.

Cultura

Nos últimos anos, a UFLA tem conseguido trazer cada vez mais atividades culturais a Lavras. Somente em 2017, foram realizados 214 eventos, ou seja, uma média de 18 por mês. São diversas apresentações envolvendo teatro, música e dança, todas gratuitas.

Mais oportunidades de emprego

Nos últimos seis anos, a UFLA realizou 656 posses. E para 2018, apesar das atuais restrições orçamentárias do País, a expectativa, de acordo com a Direção Executiva, é de mais crescimento, com novas vagas distribuídas entre técnicos administrativos e professores, superando o número de empossados do ano anterior.

No final do ano passado, a UFLA obteve 58 vagas para o cargo de professor e 30 para servidores técnico-administrativo. Entre as universidades de Minas, a UFLA foi a que obteve mais vagas. Além dessas 88, mais seis vagas para docentes foram negociadas pela Direção Executiva. E ainda, no caso dos técnicos administrativos, a instituição conseguiu recuperar outras 10 vagas, nível C. Totalizando, assim, 104 novos códigos de vagas para concurso na UFLA durante este ano.

DJI_0285

Futuros empreendimentos

PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Toda a estrutura do Parque Científico e Tecnológico, Lavrastec, deverá atrair empresas-âncora para a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento, além de abrigar as empresas já em processo de incubação e outras juniores articuladas na Universidade. Esse projeto inovador, já em finalização, tem chamado a atenção de relevantes investidores.

O grande objetivo é impulsionar o desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica e propiciar oportunidades ao município de Lavras, região e Estado.

O projeto arquitetônico contempla dois prédios: um com 72 salas e outro com 45 salas, e, ainda, uma área de convivência, praça de alimentação, com restaurantes e refeitórios, comércio e um anfiteatro com capacidade para 240 lugares.

Hospital-dia

Uma parceria entre a UFLA e a Prefeitura de Lavras vai viabilizar o funcionamento de um hospital-dia no imóvel de propriedade da Universidade, onde antes ficava o antigo “Hospital do Coração”, na zona oeste da cidade. Esse modelo de unidade de saúde é inédito na região, prestando 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas médicas especializadas, exames de apoio, diagnóstico especializado e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas.

A estrutura permitirá atender a uma demanda importante da população, com elevação significativa na qualidade dos serviços prestados e redução da sobrecarga dos hospitais da cidade, permitindo que eles se dediquem fortemente aos procedimentos de maior complexidade. Além das especialidades, o planejamento para a estrutura prevê o atendimento de emergências.

Centro de eventos 

O Centro de Eventos e Extensão Universitária vai suprir uma demanda antiga para a realização de eventos de maior porte na UFLA, com capacidade para reunir mais de três mil pessoas, em uma construção moderna e modular. Somente o salão principal possui 4.500 m². A obra já está em fase de finalização.

Com o novo espaço, será possível atrair a organização de congressos e simpósios de abrangência nacional e internacional, muitas vezes organizados pela UFLA e realizados em outras cidades. O Centro de Eventos e Extensão fica na Avenida Sul da Universidade.


LINHA DO TEMPO

1908
Escola Agrícola de Lavras- EAL

1922
1ª Revista Agrícola do País: O Agricultor

1938
Escola Superior de Agricultura de Lavras- ESAL

1963
Federalização

1970
Gênesis da Agricultura no Cerrado

1994
Universidade Federal de Lavras- UFLA

2007 / 2011
Reune 11 novos cursos de graduação/ De 640 vagas de graduação para 1990,
em 2012

2013
Início da expansão orgânica/ 8 novos cursos de graduação/ De 1990 vagas de graduação para 2610, em 2017


Texto Camila Caetano
Fotografia Gil Botelho

 

 

Revista Ipê