O verão é uma estação que exige uma atenção dobrada na
hidratação e 
na alimentação.

O verão é a estação mais quente do ano, com temperaturas elevadas e ocorrência de chuvas. A falta de hidratação pode trazer consequências indesejáveis como fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza, entre outros. Sentir sede já pode ser um pequeno sinal de desidratação. Cuidados especiais devem ser tomados em relação à higiene e refrigeração dos alimentos,  evitando assim o risco de infecções e suas consequências devido à contaminação de alimentos.

A alimentação pode influenciar bastante na coloração da nossa pele. Alimentos ricos em betacaroteno, ou os alimentos alaranjados, como cenoura, mamão, acerola, abóbora e a laranja contribuem na produção e na manutenção de melanina, por isso ajudam a manter o bronzeado em dia, mas tem um detalhe, o organismo demora certo tempo para absorver todos os nutrientes necessários para que o efeito seja notado na nossa pele. Isso acontece com no mínimo 48 horas depois da ingestão.

O ponto chave de todo o verão é a hidratação, por ser uma estação em que o organismo perde muita água pelo suor excessivo, deve-se estar repondo esta perda constantemente. Devemos beber aproximadamente 35 ml de água por quilo de peso e estar sempre observando a cor da urina, quanto mais clara é sinal de boa hidratação.

Evitando sobrecarregar o organismo, o melhor é investir em cinco a seis refeições pequenas ao longo do dia, dando prioridade a alimentos leves de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos naturais, legumes, verduras e também peixes, carnes magras, dentre outros.

Os alimentos ricos em Vitamina C como limão, caju, laranja e acerola são alimentos que protegem contra a radiação e tem efeito antioxidante, assim como as folhas verde escuras, espinafre, brócolis, escarola, agrião, almeirão, dentre outros.

Cuidado extremo com o uso de bebida alcoólica, pois elas inibem o ADH (hormônio antidiurético) e desidratam facilmente, além de fornecerem muitas calorias.

O uso de nutricosméticos ou cosméticos em cápsulas específicas podem ser usados sobre orientação de especialistas, para prolongar o bronzeamento. Eles já contêm a quantidade necessária de betacarotenos, antioxidantes e vitaminas para maximizar o bronzeado da pele. Eles também auxiliam na fotoproteção da pele.

No clube, na praia, na piscina, fuja dos salgadinhos e guloseimas: prefira frutas ao natural, em forma de suco ou salada, mix de frutas e castanhas sem sal, barra de castanhas, água de coco, sorvete, picolé de frutas ou sorbet.

Alimentos que ajudam a hidratar, bronzear e manter pele e cabelo saudáveis no verão: abacate, abacaxi, açaí, damasco, acerola, couve, cenoura, pepino, salsinha, abóbora, beterraba, peixes de água salgada, castanhas em geral e cereais integrais, principalmente a aveia e a quinoa.

Cuide-se, pois o verão é para ser curtido com saúde e beleza!


Stefânia Cavanelas Pereira
Nutricionista Clínica- CRN9: 13729


• Formada em Nutrição pela Unilavras/2011
• Pós-graduada em Materno Infantil/2017
• Pós graduanda em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional na Nutrição Clínica e Esportiva/2019


Atendimentos:

• Praça Leonardo Venerando, 206, 7 andar, sala 704.
• Avenida Dr. Sílvio Menicucci, 1479 A, Academia KVE6 Fitness.

Contato: (35) 99961.0468

FB/Instagram: @stecavanelas


Convênio: Particular/ Unimed/ Academia KVE6 Fitness/ Academia Garota Fitness

 

 

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